sexta-feira, fevereiro 3, 2023

A renovação das bancadas estadual e federal é recado claro para o desempenho sofrível dos vereadores do Acre

Date:

A grande renovação nas bancadas estadual e federal deve servir de lição para o desempenho sofrível de vereadores espalhados pelo Acre. A eleição de 2022 foi talvez a que se teve as maiores surpresas de todos os tempos nas disputas por mandatos estaduais e federais no Acre. Naquela época, o eleitor trocou 100% da bancada federal e 50% dos deputados estaduais.

O resultado das urnas sugere que não será fácil conquistar novo mandato em 2024. Com raras exçessões a maioria dos parlamentares municipais é acomodada, costumas passar o mandato inteiro sem iniciativas que a coloque em evidência na sociedade.

Some-se a isso, que nunca apresentaram um projeto sequer com impacto social destaco. As redes sociais mudaram muito a forma de trazer os problemas de interesse do povo ao conhecimento público,. O que mais se vê são ativistas políticos com boa influência na mídia alternativa e chegando a se destacar mais que muitos vereadores.

É impossível aceitar que em plena era digital um parlamentar não use esta ferramenta para divulgar seus feitos e interagir com a sociedade. Bem verdade que a cada eleição o abuso do poder financeiro aumenta e isso está diminuindo a participação de quadros mais preparados, que perdem espaço para gente sem qualificação alguma, mas como muita grana. A expectativa para 2024 é que as câmaras municipais possam ter muitas renovações.

Lembre-se que falta incentivo aos Jovens, mulheres e outros bons quadros da sociedade disputarem mandatos com chances de ganhar. Cabe também ao eleitor fazer reflexões e avaliar o quanto votam errado e depois não fazem a autocrítica.